Home / MARKETING / Empreendendo com E-commerce: 5 equívocos cometidos por administradores
Empreendendo com E-commerce: 5 equívocos cometidos por administradores
Empreendendo com E-commerce: 5 equívocos cometidos por administradores

Empreendendo com E-commerce: 5 equívocos cometidos por administradores

Empreender com E-commerce é uma oportunidade para gerir o próprio negócio, mas 5 equívocos são cometidos com maior frequência entre aqueles que começam essa empreitada. Se você deseja mergulhar na venda de serviços e produtos pela internet, fique atento à série de posts do Pontos de Contato que explicarão como estar preparado para o sucesso do seu negócio.

Se por um lado, os interessados devem se inserir o quanto antes nesse segmento para adquirir aprendizado enquanto o mercado evolui, por outro, cuidados devem ser tomados para não cair na armadilha dos contos de fadas. Como em qualquer empreendimento, nada ocorre num piscar de olhos, fique atento:

A concorrência é menor

Com a popularidade e amadurecimento do mercado eletrônico, aumenta o número de pessoas que investem no E-commerce como opção de independência financeira e realização de ser gestor de seu próprio negócio. De acordo com o IBGE, 50 % dos domicílios brasileiros já estão conectados. Para 2016, a E-Bit estimou 8% de crescimento do setor de bens de consumo, atingindo a marca de 45 bilhões de reais em negócios realizados online no Brasil. Os números são instigantes, mas o volume ainda está concentrado entre os grandes players do varejo, portanto a concorrência é alta e ocorre com gigantes num espaço virtual sem fronteiras.

Ausência de integração dos canais

Considere a integração multicanais para otimizar o retorno como um todo, se sua empresa já atua no televendas e/ou no canal físico. Ao inserir um novo ponto de contato com o cliente, esteja certo de que haverá benefícios tanto para o mercado consumidor (melhor atendimento, agilidade, menor preço, penetração geográfica) quanto para a empresa (aumento de dividendos, ampliação de base de clientes, ofensiva à expansão do concorrente).

A internet é para todos

A internet não necessariamente é para todos. Realizar e-commerce “porque todos fazem” não é um argumento favorável. O conjunto das variáveis de marketing devem apontar o melhor caminho. Somente após uma cuidadosa análise de mercado combinada aos objetivos da empresa, tome essa decisão. Evite dor de cabeça e despesas. Manter mais um canal pode ser muito dispendioso e talvez seja interessante deslocar esforços para pontos sensíveis que, se solucionados, otimizarão os resultados da empresa.

Fragilidade do plano estratégico

Tenha um plano forte e coerente. Se a empresa já nasce online, seja um grande player ou uma pequena loja virtual, o direcionamento deve existir. Para saber onde chegar, é preciso observar o que já foi realizado, avaliar caminhos, estudar os concorrentes e fixar metas. O plano estratégico não precisa ser um enorme dossiê, mas deve ser um estudo claro, objetivo e alcançável. Servirá de bússola e estímulo a seguir, em momentos de crescimento ou retração do setor. Invista em descrever seus pensamentos, coloque em prática e observe a coerência de sua proposta para minimizar fragilidades.

Descarte de rotas alternativas

Tenha sempre opções no seu campo de visão. Nem sempre seguir o concorrente é a iniciativa mais interessante. Você só percebe parte dos seus movimentos e dificilmente saberá suas reais intenções. Ele pode estar tentando subir uma montanha porque possui combustível e tração nas 4 rodas. Se seu negócio não possui as mesmas características (e dificilmente terá), um caminho alternativo poderá ser muito mais benéfico. Fique atento ao seu fôlego e adéque as táticas.

Confie na sua intuição – você é o capitão, mas não hesite em consultar um especialista. Uma visão externa contribuirá para confrontar visões, obter aprendizados e antecipar etapas.

 

Sobre Cinthya Oliveira

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

Além disso, verifique

Pantene inaugura novo ponto de contato em São Paulo

Pantene inaugura novo ponto de contato em São Paulo

Pantene inaugura novo ponto de contato em São Paulo Pantene aposta em garantir proximidade com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *