Como ter uma boa ideia para publicidade? Confira o caso da Amazon

Como ter uma boa ideia para publicidade? Confira o caso da Amazon

Amazon, empresa de comércio eletrônico e tecnologia, reconhecida por anúncios publicitários, estratégias de marketing e eficiente atendimento ao cliente, é um case de sucesso. Atenta aos cenários político e socioeconômico, fez intervenção nos muros da cidade de São Paulo, em referência ao programa “Cidade Linda”, criado pelo prefeito João Dória (PSDB).

A campanha do prefeito envolve a eliminação de grafites dos muros, dentre outras ações. E a ideia para publicidade surgiu daí. Uma proposta até então ousada, diferente e com comunicação direta para o público da região, adquire outras proporções. O falar do cotidiano gera aproximação e, por isso mesmo, mais riscos.

Com o vídeo #MovidosPorHistórias, Amazon postado na última segunda (27) pergunta “Cobriram a cidade de cinza?”. Nas construções cinzas de São Paulo são projetados trechos de livros como Harry Potter e 50 Tons de Cinza.  Por fim, surge a frase irônica “A gente cobriu o cinza de histórias” para divulgar o Kindle.

A campanha repercutiu nas redes sociais e gerou debate sobre a mensagem. Entre as distintas percepções dos internautas, Dória também se arrisca e entra na “conversa”. Pede à Amazon que doe livros e computadores para a cidade: “já que a Amazon gosta tanto de São Paulo, gosta tanto do Brasil, ajude a nossa cidade. Ajude a quem precisa. Se vocês gostam realmente, doem livros para as bibliotecas, doem computadores para as escolas públicas municipais”. Também sugere que a marca patrocine um dos MARs – Museus de Arte de Rua, como incentivo ao grafite.

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KaBuM age rápido, fura a ação e adquire visibilidade surfando no equívoco do concorrente. Aproveita a oportunidade e se candidata a doador – ação social que viraliza. Após algumas horas, Amazon responde: ““vamos doar centenas de dispositivos Kindle para instituições que promovem cultura e educação (fiquem ligados)”. Ainda para conter o resultado negativo, a empresa está oferecendo um e-book de graça para todo mundo.

Quando um anúncio vira buzz nem sempre é em virtude de uma boa ideia. O inusitado deve ir além do empacotamento de ações, deve também prever táticas de respostas ágeis e gestão de crise.

As redes sociais e a comunicação instantânea amplificam resultados. Para o bem, ou para o mal da marca. Como ter uma boa ideia para ação publicitária? Seja criativo, mas também pense na Lei de Murphy e na sociedade conectada em que vivemos.

Quando identificar algo que possa dar errado ou gerar ruídos, trace planos e siga em frente. Se o risco não valer, aborte o projeto. Nem tudo pode ser controlado, mas minimizado.

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

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