Home / MARKETING / Conheça as Perspectivas para Cenário Digital em 2017
Conheça as Perspectivas para Cenário Digital em 2017

Conheça as Perspectivas para Cenário Digital em 2017

Conheça as Perspectivas para Cenário Digital em 2017

Perspectivas para o cenário digital foi o tema do webinar promovido pela ComScore, empresa de pesquisa de mercado que atua no ambiente online e cross-plataforma. A apresentação, conduzida pela diretora Luciana Burger, apontou as tendências e os conteúdos que mais se destacam por device, chamando atenção mais uma vez para a força das redes sociais no Brasil. De acordo com o estudo, a audiência multiplataforma de redes sociais no Brasil é maior do que a soma das audiências da Argentina, México, Colômbia e Chile.

De acordo com a ComScore, o mundo multiplataforma mudou a forma como usamos o digital no nosso dia-a-dia. E a multiplicação de devices, proporciona consumo diferenciado das categorias. Entre as duas colocações, destacam-se serviços, busca e navegação no desktop. Já em tablets, portais e entretenimento, e no smartphone, entretenimento e social media.

E o desktop continua forte, com crescimento de 4% na audiência global e 11% na América Latina.

Apesar do mobile ultrapassar os minutos de desktop em muitas regiões, ainda é o preferido para alguns tipos de conteúdo. Isso gera impacto no comportamento dos consumidores heavy e light users deste tipo de device. Em termos de alcance, os destaques para heavy users são: 96% retail, 61% jornais, 70% viagem, 45% automóvel.

A pesquisa aponta que o mobile aumenta os minutos consumidos no digital, sem canibalizar o desktop. Em 2016, o crescimento de tempo gasto com desktop no Brasil foi de 232%, quando comparado com o ano anterior. A maioria dos consumidores usa o mobile para complementar o uso do desktop, mas há uma porcentagem significativa de usuários exclusivamente mobile.

Clima e mapas, são acessados majoritariamente em dispositivos móveis, mas os usuários ainda preferem o desktop para varejo e tarefas relacionadas ao governo. No Brasil, quando comparado com Canadá e Espanha, observamos que o consumo de minutos através de tablet tem sido obliterado para categorias como jogos, entretenimento e notícias. Por outro lado, destaca-se o uso de smartphone para jogos e entretenimento.

Aplicativos para smartphones lideram de longe o tempo de uso de mídias sociais, com que em desktop. Portanto, os aplicativos podem se tornar um grande trunfo: uma vez instalados, os aplicativos representam um percentual enorme do tempo no mobile. No Brasil, do total de minutos no mobile, 90% é dedicado a aplicativos.

Sobre Cinthya Oliveira

Mestre em Mídia, Jornalista e Publicitária. Possui interesse em estudos sobre modelos de negócios, processos de produção em mídia e possibilidades de envolvimento do público. Além das atividades em comunicação, desenvolve estudos acadêmicos e contribui com a capacitação de profissionais.

Além disso, verifique

Você sabe o que é SEO

Você sabe o que é SEO?

Você sabe o que é SEO? SEO (Search Engine Optimization): é um termo em inglês …