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Como o Facebook Analytics para Aplicativos pode ajudar você a encontrar novos clientes para sua marca

Como o Facebook Analytics para Aplicativos pode ajudar você a encontrar novos clientes para sua marca

Desde que o lançamos, no nosso evento para desenvolvedores F8 em 2015, o Facebook Analytics para Aplicativos passou a ser usado por mais de 800 mil aplicações. E o serviço, que de início já oferecia às marcas um panorama completo sobre os clientes que instalavam e utilizavam seus aplicativos, ficou ainda mais completo de lá para cá. Afinal, nosso objetivo principal é tornar o mundo mais aberto e conectado com celulares e smartphones, meios que deram ainda mais importância aos aplicativos: hoje, os brasileiros dedicam 60% de seu tempo online a eles1.
É por isso que adicionamos novas funções, testamos outras e aprimoramos a nossa ferramenta – que inclusive mede resultados de web apps, e não apenas em dispositivos móveis. Mais de um ano depois de seu lançamento, ela agora garante ainda mais dados para entender o consumidor e ajudar as marcas a encontrar públicos-alvos diversos, prontos para estratégias de divulgação e remarketing. Quer saber como? Confira a seguir!
Métricas e segmentos
Como uma ferramenta de análise completa, o Facebook Analytics para Aplicativos fornece diversos tipos de métricas para as marcas conhecerem seus clientes. A plataforma oferece de informações demográficas (idade, local, gênero) e sistemas operacionais usados a eventos executados no aplicativo e fase na jornada de compra em que os consumidores estão. E mais: ela ainda permite combiná-los para criar diferentes segmentações de público.
Você tem um app de varejo online e quer saber quantos homens de até 30 anos usaram seu app e adicionaram algum produto no carrinho? É possível. Precisa descobrir quantas pessoas de 24 anos completaram o cadastro no aplicativo? Também dá para medir.
São essas diferentes segmentações que servem como base para a criação de novos Públicos Personalizados. Para fazer uma, é simples:
1. Na tela inicial do Analytics para Aplicativos, clique em Atividade (ou em Pessoas, já que o processo é similar), no menu da esquerda, e escolha uma das opções, entre Usuários Ativos e Eventos.

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2. Clique no novo menu que aparecerá abaixo do título, à direita (onde está escrito Segmento: 100% de usuários), e escolha Criar novo segmento. É nesse dropdown que ficarão, depois, os segmentos que você criar.

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3. A partir daqui, é só personalizar. Clique primeiro em Selecione uma condição e escolha a métrica principal, entre Evento, Dados demográficos, Informações do dispositivo (sistema) e Fonte de instalação (tipo de anúncio clicado pelo cliente, se for o caso). Você pode incluir mais de uma condição depois de configurar a primeira.

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4. Foi? Se quiser, você pode adicionar um percentil clicando no botão logo abaixo para delimitar a medição apenas ao 10% de pessoas que mais usam o aplicativo, por exemplo. Se não for do seu interesse, simplesmente clique em Aplicar e, no menu do lado, selecionar a opção para salvar seu segmento e seguir para a próxima etapa.
Novos públicos
Os dados definidos para a segmentação servem como base para a criação de um Público Personalizado completamente novo. Ele incluirá todas as pessoas que usam o aplicativo da sua marca e se encaixam nas características definidas no passo a passo anterior – mulheres de 18 a 24 anos que concluíram o cadastro, por exemplo. E mais: esse Público Personalizado ainda poderá ser usado depois para criar Públicos Semelhantes, que ajudarão sua marca a alcançar ainda mais clientes em potencial. Veja como a seguir:
1. Primeiro, na tela inicial do Analytics para Apps, clique em Pessoas, no menu da esquerda, e depois em Destaques.

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2. Na nova tela à direita, selecione o segmento no qual deseja basear seu novo Público Personalizado e clique em Criar Público Personalizado (ou Criar conta de anúncios, caso ainda não tenha uma conta no Gerenciador de Anúncios – veja aqui o passo a passo para criar uma). Depois, aperte OK para ser redirecionado para o Gerenciador de Anúncios.

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3. Caso já tenha uma conta na ferramenta, você irá diretamente para a página de Públicos. Nela, é só dar um nome para o seu novo público, incluir uma descrição (se achar necessário) e definir a quantos dias ele será referente (dos últimos 1 a 180 dias). Feito? Então é só clicar em Criar público e esperar – o processo pode demorar um pouco.
Esse Público Personalizado será especialmente útil para estratégias de remarketing, já que fica fácil identificar quais os clientes da sua marca que mais chegaram perto de fechar uma compra e quais os que ainda estão no começo da jornada de compra. Mas ele também pode ajudar você a atingir novos consumidores servindo como base para um Público Semelhante, uma audiência composta por perfis parecidos com os de seus clientes atuais. Confira como criar um nos dois passos abaixo:
1. Acesse o Gerenciador de Públicos, dentro do Gerenciador de Anúncios, por aqui. Nele, clique em Criar público (o primeiro botão) e escolha Público Semelhante.

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2. Na nova tela, em Origem, selecione o Público Personalizado que você criou a partir da segmentação do Analytics para Apps. Já em Tamanho do público, defina a dimensão da sua nova audiência – mas fique atento a um detalhe: quanto maior, menos parecido será o público. Então, é só apertar Criar público e aguardar — dependendo do tamanho da audiência, o processo pode demorar um pouco.

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Fonte: Facebook para empresas

Sobre Moisés Oliveira

Especialista em Marketing Digital, acompanha tendências e oportunidades de Comunicação Integrada. Responsável pela estratégia online e performance de anunciantes em diferentes segmentos, sua atuação em agências de publicidade e veículos de comunicação agrega valor à carreira iniciada na Administração.

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